História de Água Azul do Norte – PA

A área denominada Água Azul, pertencia ao município de Marabá. Começou a ser ocupada a partir de 1978, pelo pioneiro Antônio Vicente, conhecido por Bigode. A presença de Vicente no local atraiu dezenas de famílias, entre as quais a de Ary Camanéa, que se destacou na luta em defesa dos direitos das pessoas que ali se encontravam. Ary Camanéa, que se destacou na luta em que a área fosse loteada e cada família recebesse seu pedaço de terra para trabalhar e morar.

A prefeitura de Marabá nomeou então um administrador para a vila, Raimundo Alberto de Souza. Durante quatro anos, no período de 1979 a 1982, Raimundo conseguiu a construção de parte da escola da rede municipal, com quatro salas de aula, e do posto de saúde.

Em 1983 foi nomeado o segundo administrador da vila. Anildo Hans, que ficou no cargo até 1986. Na administração de Anildo foram implantadas mais escolas na zona rural. O terceiro administrador da vila, Iderval Felix de Souza ficou no cargo apenas dois anos (de 1987 a 1989). Em 1988 foi criado o município de Parauapebas, ao qual a vila de Água Azul ficou ligada. A região conseguiu eleger o vereador Luiz Rissardi para representá-la na Câmara Municipal de Parauapebas.
     No ano seguinte, foi nomeado o quarto administrador da vila, Manoel Raimundo Amorim Garride (conhecido por índio).
     O quinto administrador foi Guilherme Cabral de Menezes, que ficou no cargo por apenas seis meses. Ele foi sucedido por Alberto Machado dos Santos, conhecido por Paquinha que administrou a vila de 1990 a 1992.

A distância da sede de Parauapebas, ficava a 308 quilômetros da vila, levou a população de Água Azul a lutar pela emancipação política. O plebiscito foi realizado em 1991 e seu resultado não deixou dúvidas: quase 100% dos moradores aprovaram a transformação da vila em município, o que foi concretizado naquele mesmo ano.

Água Azul do Norte se situa a 66 km a Norte-Oeste de Xinguara a maior cidade nos arredores.
     Situado a 280 metros de altitude, de Água Azul do Norte as coordenadas geográficas do município:

Latitude: 6° 48′ 7” Sul

Longitude: 50° 28′ 2” Oeste